No passado dia 20 de Dezembro, realizou-se em Elvas a 1ª Convenção Ibérica do Coleccionismo de Pacotes de Açúcar. Em representação dos coleccionadores nacionais esteve presente a minha digna pessoa; em representação dos coleccionistas espanhóis, o meu estimado amigo, e não menos digno, José Luis Salguero; e ainda o digníssimo Paulo Araújo, que sem fugir mesmo nada à verdade, vive entre os dois países, aproveitando o que de melhor e mais barato há em ambos. Um sortudo, claro está. Por via dessas poupanças, coube-lhe acolher-nos. Um bem haja para ele.
O início das negociações teve lugar na cafetaria Q'Alma, propriedade do ilustre Rui Nabeiro, e prolongou-se noite fora num afamado bar desta cidade raiana. A secretariar o encontro, as mais do que digníssimas esposas dos convencionalistas, bem como a pequena Margarida, que, por ter nascido em Badajoz e ser de nacionalidade portuguesa, poderá ser considerada um símbolo da irmandade entre os dois povos.
A testemunhar a assinatura do convénio, registámos a presença fugaz de meia dúzia de cafés Delta, uma ou duas garrafitas de água com gás, um Dimple on the rocks, uma Vodka com limão, um príncipe, dois ou três chás e outros líquidos que tais. E muitas, muitas palavras doces em ambas as línguas.
Como se anticipava, deste encontro apenas nasceram boas intenções e melhores promessas, que assim ficaram registadas:
- participar no maior número possível de encontros de coleccionadores, tendo como principal objectivo uma comezaina bem regada;
- ignorar os insultos e as invejas e trocá-los por beijinhos e abraços;
- não coleccionar de tudo: rejeitar liminarmente tudo o que sejam pacotes que não tenham a bondade de adoçar um cafezinho;
- desprendidamente, tirar das nossas colecções um ou outro pacote que faça mais falta a um bom amigo do que a nós;
- tratar os pacotes de açúcar com dignidade, não seja o caso de sentirem inveja das nossas mais-que-tudo;
- realizar a 2ª Convenção o mais breve possível, pois ficaram muitos líquidos por provar.
Elvas, a 20 de Dezembro de 2007
.