sexta-feira, 5 de março de 2010

Tomar, 850 anos

A celebração dos seus 850 anos foram mais um motivo para voltar à cidade de Tomar. O pretexto principal, como não podia deixar de ser, foi mais um encontro de coleccionismo, em organização d'Os Amigos do Coleccionismo de Tomar.
Estalagem de Sta. Iria e Parque do Mouchão
A intempérie que assolou o país no fim de semana passado não demoveu a vontade de mais de uma centena de coleccionadores de se encontrarem e conviverem em volta dos seus objectos de eleição, dos automóveis em miniatura aos pacotes de açúcar. E bem valeu a pena!
Este ano, o programa cultural foi intenso, a demonstrar que coleccionar não é apenas o produto da soma dos objectos coligidos: sem o calor das relações humanas, dos gestos enternecedores e dos aborrecimentos, nada valeria a pena. A visita guiada ao Castelo dos Templários e ao Convento de Cristo, com o apoio da Câmara Municipal, e os muitos cavalos ruidosos do comboio turístico colina acima, foram o ponto alto da ordem de trabalhos. Assim como o impressionante e desconhecido Aqueduto dos Pegões, monumento nacional desde 1910! E ainda a exposição temporária de automóveis em miniatura, montada com esmero e bom gosto pelos coleccionadores Mário Martins, João Neves e Mário Filipe nas instalações da Galeria Templários.
Melhor ainda, a estada de dois dias na Estalagem de Sta. Iria, no Parque do Mouchão - uma unidade hoteleira sem tiques de presunção mas com tudo o que necessitamos - e com a melhor localização possível, no centro da cidade. A estalagem está situada numa ilha, rodeada pelo rio Nabão, ao fundo de uma alameda de plátanos, agora despidos pelo inverno.
E assim vamos viajando, com muito açúcar - no bornel e na alma.